Grupo Filtrarte © 2017

MELHORA O SEU BEM-ESTAR  E PODE  AJUDAR A REDUZIR O RISCO DE INCIDÊNCIA NAS SEGUINTES PATOLOGIAS:

ver mais patologias  >>

808 200 299

Dra. Márcia Brandão Almeida MEDICINA INTEGRATIVA

 

 

A teia responsável pela obesidade

 

A água pode ser uma arma secreta para os profissionais de saúde.

 

Esta conclusão deriva de um estudo feito com mais de 10.000 participantes, publicado na edição de Julho-Agosto da revista Annals of Family Medicine (http://www.annfammed.org/content/14/4/320)  e que veio comprovar algo que já sabíamos: os participantes que não foram adequadamente hidratados, tiveram os seus índices de massa corporal (IMC) superiores em relação aos participantes que foram adequadamente hidratados.

 

Esse estudo indica que a hidratação pode ter um grande impacto no peso, mas especialistas que não estiveram envolvidos no estudo afirmam que: " Qualquer dieta que inclui mais água, quer bebida simples ou a água encontrada em frutas e vegetais, é comumente associada com um peso saudável”. Segundo o estudo, a ingestão de água foi avaliada como adequada ou inadequada com base em amostras de urina dos participantes. Os mais de 10.000 participantes tinham idades compreendidas entre 18 e 64 anos, e cerca de um terço estava inadequadamente hidratado.

 

 O IMC é um cálculo de gordura corporal com base na altura e peso. No geral, os adultos suficientemente hidratados apresentam um IMC médio de 28, contra 29 para aqueles considerados inadequadamente hidratados.

 

(NOTA: um IMC de 25 é considerado excesso de peso e 30 é obeso).

 

"Pode ser que as pessoas que são obesas tenham comportamentos que os impeçam de serem convenientemente hidratados", afirma um dos responsáveis pelo estudo, a Dra. Tammy Chang, professora assistente no departamento de medicina familiar na Universidade de Michigan Medical School. “Eles podem comer, por exemplo, quando na realidade apenas tinham sede”. Por outro lado, beber mais água também pode fazer com que as pessoas se sintam mais saciadas e, consequentemente tendem a comer menos e a não ganhar peso. Pode acontecer também que alguém que esteja adequadamente hidratado seja levado a ingerir comidas mais saudáveis”.

 

Explicar por que a ingestão de água pode estar ligada ao peso saudável foi um objectivo para além do estudo. A Dra. Tammy Chang sugere uma medida simples e tosca para medir a hidratação: "Apenas olhe para a sua urina", disse ela. "Se a sua urina tem uma cor clara, você provavelmente está hidratado. Se estiver amarelo escuro, isso significa que você provavelmente precisará de mais água".

Os pesquisadores aconselharam a inclusão de directivas sobre as necessidades de ingestão de líquidos no conjunto de recomendações sobre a perda de peso. As recomendações variam, mas o Instituto de Medicina sugere 3l de água por dia para homens e 2,6 l para as mulheres, contando com todos os alimentos e bebidas combinadas. Encontramos água “estruturada” também nos alimentos carregados de água, tais como maçãs, aipo, pepino, ameixas, e melancia, entre tantos outros.

 

As pessoas com obesidade precisam de mais água do que as pessoas que têm corpos menores, tornando o limiar da hidratação potencialmente mais difícil de alcançar.

Já vimos que a água é uma ajuda valiosa, mas o que podemos fazer para evitar os distúrbios alimentares?

 

Como Evitar

É preciso uma abordagem multidisciplinar para termos sucesso a longo prazo. Se não for assim, mais de 80% das pessoas voltam ao peso inicial,sendo a percentagem dessa reincidência semelhante nos jovens e nos adultos.

O problema do sobrepeso, é físico, pelo consumo excessivo de calorias, mas a origem do problema é mental. Em resumo, não podemos só tratar o plano dietético e físico (exercício), temos de ter  outro tipo de apoio. Normalmente a mulher obesa tem família obesa pois é ela quem controla a cozinha, quem compra e prepara as refeições pelo que a transmissão de más práticas alimentares se mantenha por anos a fio.

 

A Dieta

A dieta não pode ser apenas temporária ou sazonal. Ela tem de ser constante.

Não podemos querer mudar toda uma mentalidade e modo de vida e continuar a manter o mesmo tipo de alimentação. Sabemos que mudar hábitos alimentares é difícil. Existem alimentos que viciam sem sequer nos darmos conta e outros alimentos tóxicos que são consumidos diariamente numa quantidade invulgar, promovidos por um marketing agressivo e publicidade (muitas vezes) enganosa.

Na minha opinião os alimentos vivos, não processados, biológicos e de proximidade, sempre que possível, são os ideais, não havendo restrição. É indispensável comer com calma e sempre que sentir necessidade.

 

 

Recomendações básicas

Quanto menos alterarmos a estrutura molecular do alimento, menos mal esse alimento fará. Assim se for possível não aquecer os alimentos acima dos 45º C estamos garantindo uma melhor qualidade nutricional. As gorduras devem ser de boa qualidade, de primeira pressão e sempre a frio, como o azeite extra virgem e o óleo de coco, por exemplo. Quanto ao consumo de sal ele deve ser restrito ao sal dos Himalaias, ou à flor de sal.

Numa dieta ideal, não é permitido nenhum tipo de alimento processado. Todos são compostos por químicos contendo uma vasta lista de contra indicações. Como você mesmo pode constatar uma maçã cortada ao meio deixada ao ar oxida em minutos. Porque achamos, então, que uma farinha embalada há meses poderá não estar oxidada sem ajuda de anti-oxidantes, extremamente perniciosos para a nossa saúde?

 

Comer é um acto sagrado pelo que merece toda a nossa melhor atenção e concentração. Práticas como comer virado para a parede, assistindo TV, operando o seu PC ou manipulando freneticamente o seu telemóvel são algo contranatura e consequentemente consideradas desviantes.

O adoçante que consumimos (o açúcar ) é ácido e nocivo para a saúde. Um dos principais agentes das maiores doenças conhecidas, mas que nem por isso paramos de consumir e continuamos a introduzir na alimentação dos nossos filhos desde tenra idade.

 

Alimentos Proibidos

Alimentos industrializados, processados, enlatados, com adição de químicos, leites de origem animal, alimentos mortos, entre outros.

 

Não sejamos ingénuos. Para mudar hábitos alimentares torna-se óbvio que temos de garantir a ingestão de proteínas, vitaminas, sais minerais. Sentirmos apoio e encorajamento é fundamental e indispensável para o sucesso da mudança. Muitas vezes é necessário algum tipo de orientação, tanto teórica como prática. Afinal estamos mudando algo que estava na nossa rotina há anos!

 

 

A Dra. Márcia Brandão Almeida estudou Medicinas Alternativas em Lisboa e em Madrid, abriu sua primeira clínica no nosso País em 1999 e foi pioneira em Portugal na divulgação da comida viva, com workshops,  palestras e consultas.

 

Autora do blog Leite da Terra, é também a organizadora/fundadora do Congresso Multidisciplinar Sobre Alimentação Saudável que reúne anualmente em Lisboa profissionais de vários ramos da saúde e da nutrição, e que já vai na sua 5ª edição.

 

Informação sobre workshops e consultas

 

Facebook: oleitedaterra

Email: leitedaterra@gmail.com

Telf: 965 493 081

 

 

Água alcalina ionizada: vitalidade sem limites

 

Na sociedade atual do mundo desenvolvido temos (por agora) água acessível e bastante económica. Contudo esta água que deveria ser fonte de vida é maioritariamente fonte de problemas. Contem uma percentagem muito elevada de cloro de modo a erradicar Escherichia Coli e outros microrganismos prejudiciais à nossa saúde, mas é como uma faca de dois gumes, pois acabamos por ingerir cloro que nos causa inúmeros problemas nomeadamente desequilíbrios hormonais.

 

Então muitas vezes optamos por água engarrafada! Mas também aqui nos deparamos com alguns problemas. Até a garrafa de água chegar às nossas casas, já passou por muitas alterações de temperatura, tornando-se assim este plástico uma substância carcinogénea e também um disruptor hormonal. Além disso a grande maioria das águas engarrafadas contem um pH ácido.

 

O corpo humano é constituído entre 60 a 70% de água num adulto, somos “um aquário ambulante”. Como vamos cuidar dele?

A água é sinónimo de limpeza, cura, purificação, emoções. Precisamos de banhar o nosso corpo interiormente com uma água de qualidade com um pH de 9,5 para alcalinizar o nosso corpo tão fustigado pela acidez da má alimentação, álcool, tabaco, medicamentos, poluição e pela acidez dos nossos pensamentos e emoções negativas!

 

Esta água alcaliniza, melhora o sistema imunitário, neutraliza radicais livres, hidrata, desintoxica.

 

Por outras palavras revitaliza o corpo e a alma. É assim que me sinto sempre que bebo esta água sagrada, purifico todas as minhas células, revitalizo o meu ser, fico pronta para um novo dia.

Bebo e recomendo a todos que querem tomar a responsabilidade da sua saúde no que está ao seu alcance fazer.

 

 

 

Autora dos livros “Pela Sua Saúde – um guia com alimentos crus para rejuvenescer e emagrecer” (a primeira obra publicada em Portugal sobre alimentação crudívora) e “Era uma vez um hambúrguer!” (em colaboração com Clara Pinto Correia).

 

 

 

 

Dra. Isabel Costa Naturopata

 

Dra. Manuela Cerejeira Médica

 

 

 

QUER aumentar a sua VITALIDADE e REJUVENESCER o seu corpo?

 

Em medicina as “doenças” são complexas mas a origem das mesmas é simples.

Todas elas têm de base os mesmos processos de desregulação!

As causas da desregulação podem ser várias em simultâneo: ansiedade, má alimentação, vida sedentária, tabaco, álcool, pesticidas….

No entanto, todas estas causas levam a uma mesma situação: INFLAMAÇÃO!

A inflamação gera mais inflamação e, esta, ACIDIFICA e OXIDA o corpo, ou seja, desgasta-o e envelhece-o.

 

O reequilíbrio do corpo desregulado passa por dois pilares indispensáveis: combater a acidificação e a oxidação (os radicais livres) do corpo, ou seja, torna-lo novamente alcalino e rejuvenescido!!

Por isso, a água-Chanson, uma água alcalina e antioxidante permite regular o corpo a partir da base – reequilibrando-o, rejuvenescendo-o e, caso ainda não haja sintomas, prevenindo a sua desregulação.

 

SER SAUDÁVEL É UMA ESCOLHA CONSCIENTE! Escolha beber esta água que, diariamente, é uma FONTE INESGOTÁVEL DE SAÚDE!

 

Saúde Consciente – Corpo Alcalino e Jovem

 

" Na Medicina convencional, em que me formei, aprendemos muitos sobre doenças e sobre o diagnóstico específico das mesmas. Temos dezenas de sofisticados meios de diagnósticos mas as doenças continuam lá, perpetuam-se e tornam-se crónicas.

Porque se tornam crónicas? Porque não há abordagens dirigidas às causas subjacentes. Tratam-se sintomas, equilibram-se quadros clínicos complexos, mas não se revertem as causas das doenças.

 

Quando se trata de situações agudas, urgentes e graves, não há mesmo melhor abordagem que a da Medicina convencional! Salva vidas!!

No entanto, a maioria das patologias são crónicas e mantém-se para o resto da vida, implicando a dependência de substâncias químicas de síntese laboratorial que, não sendo naturais, comportam toxicidade crescente, num corpo já por si desequilibrado ao longo de anos. São as doenças crónicas aquelas que mais matam.

A grande questão não é se matam muito ou pouco, pois todos iremos morrer um dia, mas sim, que qualidade de vida temos ao longo da segunda metade da nossa existência à medida que coleccionamos doenças crónicas.

Sabe porque é que as doenças crónicas se tornaram uma verdadeira Epidemia desde a segunda guerra mundial? E porque é que começam em idades cada vez mais jovens?

Está cientificamente comprovado que elas estão intimamente relacionadas com o nosso estilo de vida ocidental: dieta hipercalórica, alimentos refinados e processados, abuso de medicação hormonal, pesticidas, poluentes, sedentarismo, excesso de radiações electromagnéticas, stress psicossocial, pensamentos e emoções não positivas nem construtivas, crença que a felicidade depende do “ter” e de “condições especiais” que, aparentemente nunca estão ao nosso alcance….

 

Na Medicina de Bio-Regulação que pratico, mais relevante que fazer diagnósticos é resolver a causa das disfunções que é…SEMPRE… a mesma e que se chama INFLAMAÇÃO CRÓNICA (e silenciosa)! Inflamação crónica de vários órgãos e tecidos do nosso corpo. Esta é consequente de maus hábitos de vida e da toxicidade acumulada (com proveniências várias). Esta inflamação gera ACIDIFICAÇÃO e OXIDAÇÃO (“ferrugem”) nos órgãos e tecidos atingidos. Estes, ao fim de algum tempo, dão sinais e, consoante o órgão afectado, temos um diagnóstico diferente: diabetes, obesidade, Alzheimer, enfarte cardíaco, asma, gastrite, reumatismo…

Então, a REGULAÇÃO e o REEQUILÍBRIO PASSAM SEMPRE por: eliminação de toxicidade, ALCALINIZAÇÃO (ou seja, desacidificação) do corpo e COMBATE À OXIDAÇÃO através de anti-oxidantes!!

 

Por isso, recomendo fortemente que, quer tenha sintomas crónicos, quer ainda não os tenha, BEBA ÁGUA-CHANSON, COM ALTO PODER ALCALINIZANTE, ANTI-OXIDANTE E DE HIDRATAÇÃO (porque tem uma menor tensão superficial, o que permite melhor penetração nos minúsculos vasos sanguíneos, e porque os aglomerados de moléculas de água são tão pequenos que são mais facilmente captados pelas células que “têm sede”).

A acção desta água é comparável a introduzir na sua vida os seguintes hábitos alcalinizantes e anti-oxidantes: consumo generoso de fruta e vegetais, de preferência biológicos e crus + prática diária de exercício físico + contacto com a natureza + atitude mental positiva + higiene emocional!!

 

Temos capacidade para reverter tudo e para escolher viver de outro modo!

A vida é sua! A saúde é sua! As escolhas são também suas!

Saia do adormecimento colectivo da sociedade que o rodeia e ESCOLHA, DE MODO CONSCIENTE: SER SAUDÁVEL, TER VITALIDADE, REJUVENESCER O SEU CORPO E, ASSIM, VIVER COM MUITA QUALIDADE A VIDA ÚNICA QUE TEM ENTRE MÃOS!!

 

 

" Na minha clínica aparecem pessoas com todos os tipos de problemas, desde a mera constipação até ao cancro, passando pela diabetes.

E eu, como médico, já compreendi que a água tem um papel a desempenhar em todos eles.

A melhor coisa que se pode fazer é beber um copo de água alcalina pela manhã.

Torna o nosso corpo mais alcalino, hidrata em profundidade e dá uma dose de anti-oxidantes, sem efeitos secundários e sem custos adicionais.

 

Ao mudarmos o ambiente em que o nosso organismo funciona diariamente, podemos melhorar a nossa saúde, prevenir algumas das doenças mais importantes que afectam a população, e mesmo ajudar a tratar algumas delas.

Não será academicamente correto falar em curas concretas, mas uma vez que percebermos o poder de hidratação, e sabendo que a maioria das pessoas sofre de desidratação crónica, percebemos também o potencial desta água que, por causa dos micro-clusters com menos moléculas de água, hidrata mais profundamente e de forma mais eficaz."

 

Dr. Jonathan Dashiff

Linchitz Medical Wellness CenterNew York

 

 

Dr. Young explica que o ionizador Chanson é o equipamento de água alcalina da sua escolha, pois corresponde a todas as especificações de alto desempenho que ele poderia esperar de uma máquina deste tipo.

 

Dr. Robert Young

Autor do livro "The pH Miracle"

 

 

Richard Williams,

compartilha a sua história de como a sua saúde voltou ao normal depois de beber diariamente água alcalina antioxidante Chanson.

 

 

Steve Matteson,

tem diabetes e desde que ele começou a beber a água alcalina antioxidante, ele teve melhorias no seu problema de saúde.

 

 

Mark Pace,

Diferença no sangue depois de beber água ionizada. Mark Pace é um Microscopista Nutricional.

 

     SABER MAIS: ÁGUA ALCALINA IONIZADA ANTIOXIDANTE >>

     SABER MAIS: ÁGUA DE BELEZA ANTI-BACTERIANA   >>

TESTEMUNHOS

Porquê a Chanson? Produtos Patologias Saiba mais sobre Testemunhos Contacte-nos Estudos Cientificos NEWSLETTERS